-
Arquitetos: COCCO Arquitectos
- Área: 200 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:Alejandro Souza
-
Fabricantes: Alugonve, Cemex, Ditta Cucine, Herrería Gutierrez (Javier Gutierrez), Home Depot, Interceramic, Legrand / Bticino, Materiales Martinez, Tendenzza
Descrição enviada pela equipe de projeto. Este projeto foi desenvolvido para uma mulher jovem, audaz e independente. Abordamos o tema da casa desde a perspectiva atual com referência aos espaços nos quais a vida cotidiana se desenvolve.
Geralmente, busca-se em um projeto a integração com o entorno imediato, entretanto, neste caso específico, decidiu-se negá-lo para gerar as condições desejadas no interior da residência. Criar um contexto independente como nas palavras de Rem Koolhaas "Fuck the context".
O pavimento superior se fecha desde a rua, uma avenida conectora e exponencialmente ruidosa, deixando as vistas para o interior do terreno por meio de amplas aberturas dirigidas ao jardim e ao horizonte marcado pelas montanhas do sul, o dormitório principal encontra-se vinculado diretamente à altura dupla, mas mantem sua privacidade por meio das telas giratórias independentes que abrem ou fecham conforme o desejo.
Contempla-se o crescimento gradual segundo as necessidades que o proprietário vai adquirindo, ou seja, seu planejamento está baseado para o desenvolvimento ao longo da vida. Pensando no futuro se estabeleceu a construção o mais próximo possível do centro do lote para favorecer os futuros anexos tanto em frente quanto nas laterais e parte posterior.
O sofisticado volume da parte superior foi contraposto com a superfície quase artesanal dos muros de concreto aparente e o cimento polido da parte baixa, ao mesmo tempo em que vinculamos ambos volumes com a figura difusa e fantasmagórica que nos confere o vidro vaporizado que contem as escadas, gerando assim o contraste e equilíbrio entre os três volumes.
Um grande pavimento é estabelecido cobrindo tanto quanto possível a largura do terreno, deixando uma fronteira livre para acesso ao jardim posterior. No piso térreo cria-se um grande espaço conectado visualmente ao vazio da habitação principal.
A planta é o máximo possível livre, sem desconsiderar a privacidade das áreas íntimas como o estúdio e os dormitórios.